sábado, 5 de janeiro de 2013

Mais Veloz Que o Vento!!!

Hermes, era filho de Zeus com Maia, filha do titã Atlas. Nasceu em uma caverna, no monte Cilene, na Arcádia, e mesmo recém-nascido mostrou uma extraordinária inteligência, pois foi ainda como recém-nascido que ele saiu de seu berço, calçou suas sandálias, para que seus passos não pudessem ser ouvidos e foi em direção a Tessália, procurando o gado do rei Admeto, que era confiado a Apolo, e habilmente roubou metade do rebanho. Conduzindo-os por toda a Grécia, e escondendo-os no monte Pilo. Feito isto voltou a seu quarto sem que ninguém percebesse. 

Hermes no entanto esquecera ou mesmo não sabia que Apolo era dotado de visão dupla e pode ver claramente o roubo do gado. Depois de procurar o garoto e apelar para Zeus, Hermes presenteou Apolo com a primeira lira já feita. Utilizando de um casco de tartaruga e pedaços de fio, Apolo teria ficado maravilhado com o som do instrumento, e aceito o perdão de Hermes. Ele recebera de apolo um caiado de ouro, que mais tarde foi utilizado para separar duas serpentes, que se enroscaram no caiado, dando origem ao famoso caduceu da paz. Para gregos Hermes era adorado como o deus benfeitor dos viajantes, dos comerciantes, e levando em consideração que para o comércio era necessário, argumentação, ele acabou sendo venerado também o deus da eloquência. Alguns o atribuem também aos ladrões, talvez devido ao seu bem sucedido roubo de gado do rei Admeto. Além disto, também era de incumbência de Hermes, guiar as almas até o Hades. Também venerado pelos atletas, por ter invetado a corrida a pé. 

Para os romanos, Hermes era Mércurio, e era principalmente cultuado como o deus das trocas comerciais. Mercúrio (de mercaré, o que significa fazer comércio). Tinha um dia dedica a ele, e era a quarta-feira. 
Créditos:http://www.espiraistempo.com.br/2010/10/mitologia-grega-tetis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário